História

O Mar Açores Oriental, através da Associação de direito privado sem fins lucrativos, iniciou em 2016, uma parceria aberta e dinâmica entre diversas entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover a constituição do GAL – Costeiro no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) para as comunidades costeiras das ilhas de São Miguel e Santa Maria.

O DLBC é uma abordagem territorial, através da qual são implementadas Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL), elaboradas por Grupos de Ação Local (GAL), com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da sua economia e a melhoria das condições de vida das populações, através da valorização dos recursos endógenos.

Neste sentido, o Mar Açores Oriental constitui-se como Grupo de Ação Local – (Gal-Costeiro), numa parceria formada por representantes locais de sectores públicos e privados do território das ilhas Santa Maria e São Miguel, com uma Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) própria sustentada na iniciativa e participação dos agentes locais.

O modelo de governação da parceria é sustentado pelo disposto no Protocolo de Parceria do Grupo de Acão Local Mar Açores Oriental, o qual tem por objeto, entre outros, a definição das responsabilidades na elaboração, execução e acompanhamento da Estratégia de Desenvolvimento Local para a Valorização Costeira e Pesqueira de São Miguel e Santa Maria.

Assim, continuaremos a nossa política de cooperação, colaboração e diálogo com os parceiros internos e externos, promovendo a coesão, de forma a valorizar as comunidades.

Os parceiros designaram e aprovaram em Assembleia Geral de Parceiros, A Ponte Norte, Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL como Parceiro Gestor.